Uma tarde típica
Sábado fui atrás de mais informações sobre o meu passado. Para quem não sabe, sou descendente de Lituanos e há algum tempo tenho procurado mais sobre a cultura, costumes, sobre o país, sobre minha família. Tudo isto tem me proporcionado ótimas experiências. Até um "primo" na lituânia eu encontrei! Enfim, no sábado fiquei sabendo através do blog do consulado da Lituânia que haveria uma feirinha típica, no bairro de maior concentração de lituanos de são Paulo. fui até lá conferir. A feirinha foi na igreja São José da V. Zelina e organizada por moradores do bairro descendentes de lituanos. Lá, provei "kugnelis", uma espécie de torta de batata deliciosa e uma típica torta de amora (como um cheesecake). Uma delícia!
kugnelis
torta de amora
Igreja São José

Esta é a fofa Janete Zizas , filha de lituanos que expôs seus "Marguciai" (ovos pintados) e artesanato em madeira (bonequinhas lituanas lindas!). Muito talentosa, ela que é uma apaixonada pelos costumes e tradições, passou tudo para seus filhos e é uma grande incentivadora da comunidade! Janete você é puro carinho para a comunidade lituana, me senti parte de tudo isso! Quem quiser fazer alguma encomenda pode mandar um email para: janetezizas@uol.com.br 
Esta é a dona Irene Petraitis. Ela é uma artista e pinta paninhos e quadrinhos com paisagens lituanas lindíssimas! Também filha de lituanos, conversamos sobre a língua, sobre os cursos que são ministrados ali mesmo na Igreja São José. Quem se interessou pelo trabalho dela, o telefone é (11) 2028-4896.
Linda não é? Para quem se interessou, este fim de semana terá a Festa de São José, que acontecerá na Igreja, com comidas, artesanatos, música e danças típicas!
Igreja São José
Rua Inácio, 671 - Vila Zelina
Esta é a dona Irene Petraitis. Ela é uma artista e pinta paninhos e quadrinhos com paisagens lituanas lindíssimas! Também filha de lituanos, conversamos sobre a língua, sobre os cursos que são ministrados ali mesmo na Igreja São José. Quem se interessou pelo trabalho dela, o telefone é (11) 2028-4896.
Agora esta eu não esperava! Há muito tempo procuro uma matrioshka/babushka para mim, já falei por aqui que adoro e acho lindas estas bonecas,pois então, lá encontrei a dona Eugênia, descendente de russos ela tem o mais maravilhoso artesanato russo que já vi! Matrioshkas MA-RA-VI-LHO-SAS! Grandes, médias, pequeninas, chaveiros, imãs, caixinhas lindas, todas trabalhadas, ovos pintados, simbolizando muita vida! Tudo originalmente da Rússia! Comprei a minha primeira, uma pequena, pois no meu quarto já não cabe nada, mas peguei o telefone para futuramente encontrar a dona Eugênia! Você também quer né? O contato é 4421-0478.
Igreja São José
Rua Inácio, 671 - Vila Zelina
Vi que o seu sábado foi ótimo e cheio de descobertas. Que legal!!
ReplyDeleteBeijocas!
Hummm quanta coisa gostosa...
ReplyDeleteessas matrioskas sao lindas!!!! ADORO!!! =)
ReplyDeleteQuanta coisa liiinda! E essa tortinha de amore heim... Hummm, deu até água na boca! hihi :D
ReplyDeletequerida, obrigada pelo recadinho super carinhoso lá no blog, aos poucos estou voltando a blogosfera... :)
beijinhos! =*
queria tanto ser vizinha pra poder ir pra esses passeios tbbbmm...adoroooo seus passeios hahaha..invejinha branca!!!
ReplyDeleteLindonaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
bjo bjo bjo
Nossa que delícia.
ReplyDeleteNa primeira foto fiquei babando com suas guloseimas que estão com uma cara ótima.
Abraços,
marchenoir-mode.blogspot.com
Que máximo você correr atrás das suas origens!!!
ReplyDeleteEu estou tentando fazer contato com meus parentes lá em Portugal. Minha mãe já é portuguesa! Eu já estou tirando minha identidade!Só falta chegar!!!!
Beijos;*
Vivian,
ReplyDeleteParabens pelo seu blog! Ele eh um show de cultura e belas imagens. Eh sempre bom a gente se conhecer melhor e fazer isso atraves do conhecimento das nossas origens eh enriquecedor e nos ajuda a construir a nossa propria historia.
Bjsss
vi a sua entrevista e resolvir vir da uma olhada no seu blog, adorei tudo, estou te seguindo
ReplyDeletebeijos
Quanta coisa bacana Vivian. É incrível como acha-se tudo em SP né. Eu nem sabia q tinha festa Lituania aqui rrsrs.
ReplyDeleteAdorei sua boneca.
bjsa
Que bacana! Não conheço nadica de nada sobre a cultura da Lituânia, mas pareceu bem interessante... e gostosa!
ReplyDeleteBacana como São Paulo tem esse encontro de culturas, né?
Eeeeeeee!!! A minha matrioshka é bem parecida com a sua (mas em azul). Comprei a minha na Rússia...elas são tão lindas! As grandes são maravilhosas, mas meu bolso não comportava e comprei a de 5 peças tb. Tenho tb brincos e um tipo de "broche-alfinete" com cindo "matroshkinhas"....lindo!
ReplyDeleteBeijo!!!
Olá, também sou descendente de Lituanos e Achei muito interessante o seu post e fico muito feliz cada vez que encontro alguém interessada nessa rica cultura :) Gostaria de dizer pra você que também existem grupos de dança folclóricas Lituanas, um dos quais aliás eu faço parte. Se você estiver interessada, existem vídeos no Youtube com apresentações desses grupos, e acho que seria legal você dar uma olhada.
ReplyDeletehttp://www.youtube.com/watch?v=WDIloWwUaf8
Ah! e o bolo de batatas é chamado "Kugelis" hehe ;)